Copom mantém previsão de que preços da gasolina e da energia não vão subir

Copom mantém previsão de que preços da gasolina e da energia não vão subir

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:26

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a projeção de que não haverá aumento no preço da gasolina e do botijão de gás no acumulado deste ano. A informação consta da ata do comitê, divulgada hoje, dia 25.

O Copom ressalta, entretanto, que "independentemente do comportamento dos preços domésticos da gasolina, a evolução dos preços internacionais do petróleo pode, eventualmente, se transmitir à economia doméstica tanto por meio de cadeias produtivas, como a petroquímica, quanto pelo efeito potencial sobre as expectativas de inflação".

Também foram mantidas as estimativas de reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade, neste ano, em 1,6% e em 3,3%, respectivamente.

Para o conjunto de preços administrados foi mantida a expectativa de alta de 4,0%. Esse conjunto, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29,70% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro.

Segundo a ata, a projeção de reajustes dos itens administrados por contrato e monitorados para 2011 aumentou de 4,1% para 4,4%.

Por: Kelly Oliveira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições