Copom reduz projeção de aumento das tarifas de energia para 0,7% neste ano

Copom reduz projeção de aumento das tarifas de energia para 0,7% neste ano

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

SÃO PAULO - O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da reunião de abril, que foi divulgada nesta quinta-feira (6), reviu as projeções de aumento das tarifas de energia elétrica para este ano. A projeção passou de 3,3% previstos em março para 0,7% agora.

Ainda na reunião do mês passado, o Comitê manteve a projeção de aumento de 1,6% em 2010 para as tarifas de telefonia fixa - o mesmo índice da reunião anterior. No caso da gasolina e do gás de botijão, o Copom não projetou variação de preços para o acumulado deste ano.

Preços administrados

As projeções de reajuste para o conjunto de preços administrados para o acumulado de 2010 reduziram-se a 3,6%, ante os 4% projetados em março.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse conjunto de preços representou 29,60% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do terceiro mês do ano.

A projeção considera, entre outros fatores, componentes sazonais, variações cambiais, inflação de preços livres e inflação medida pelo IGP (Índice Geral de Preços).

Copom

O Copom foi criado em junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juro. Até o final de 2005, as reuniões do colegiado aconteciam com frequência mensal, mas, a partir de 2006, passaram a ocorrer aproximadamente a cada 45 dias, totalizando oito reuniões ao ano.

O modelo adotado no Brasil é similar ao do Federal Reserve, o banco central norte-americano, que tem no FOMC (Federal Open Market Committee) a centralização das decisões de política monetária, trazendo mais transparência ao processo decisório.

De acordo com o Banco Central, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". Vale lembrar que a taxa de juro fixada na reunião do colegiado é a meta para a Selic, que vigora no período até a próxima reunião do comitê.

Por Camila F. de Mendonça

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições