Coreia do Norte elabora plano para ser nação "forte e próspera"

Coreia do Norte elabora plano para ser nação "forte e próspera"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

A Coreia do Norte elaborou um plano de desenvolvimento econômico para os próximos dez anos baseado na construção de projetos de infraestrutura e no impulso da agricultura e da indústria, informou neste sábado a agência estatal norte-coreana "KCNA".

Para administrar o projeto será criada uma nova agência, batizada de Escritório Geral do Estado para o Desenvolvimento Econômico.

O plano tem "ênfase na construção de infraestruturas e no desenvolvimento da agricultura e das indústrias básicas, incluindo a elétrica, a do petróleo e carvão e a siderúrgica", indicou a "KCNA".

O regime norte-coreano estabeleceu o objetivo de se transformar em um Estado "forte e próspero" até 2012, ano do centenário de nascimento de Kim Il-sung, fundador do país e pai do atual líder, Kim Jong-il.

Segundo a agência oficial do país comunista, o plano contribuirá para situar a Coreia do Norte entre as economias avançadas em 2020.

Para os analistas sul-coreanos, a iniciativa procura impulsionar a maltratada economia da Coreia do Norte, um país empobrecido que depende da ajuda externa para atenuar seus problemas humanitários.

O regime de Kim Jong-il estaria trabalhando desde o fim de 2009 no projeto, que cobriria uma dúzia de setores com um montante de US$ 100 bilhões, indicaram analistas citados pela agência sul-coreana "Yonhap".  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições