MENU

Cortes exigidos como contrapartida por resgate chegam a € 65 bilhões

Espanha irá poupar 56 bilhões de euros com medidas

Atualizado: Sábado, 14 Julho de 2012 as 6:01

O novo plano de austeridade fiscal da Espanha irá salvar aos cofres públicos 56 bilhões de euros (US$ 69 bilhões) até 2014, segundo dados divulgados, neste sábado (14), pelo Ministério da Economia do país.

A soma exclui os efeitos de um imposto planejado sobre energia e meio ambiente, de acordo com o documento, divulgado no site do ministério. "O impacto estimado destas medidas é de aproximadamente 13,5 bilhões de euros no restante de 2012; 22,9 bilhões de euros em 2013 e 20 bilhões de euros em 2014", informou o comunicado.


O total de 56,4 bilhões de euros citado no documento exclui 8,6 bilhões de euros se o governo fizer os cortes de 65 bilhões de euros exigidos pela União Europeia. Informações na mídia sugerem que os valores estimados pelo ministério devem vir, ao menos em parte, de uma elevação acentuada de impostos nos custos de eletricidade para a indústria e as famílias.


O comunicado do ministro apenas cita: "Estes cálculos excluem os valores do impacto de medidas adicionais, incluindo taxas de energia e ambiental, que serão anunciadas no futuro".


Nesta semana, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciou um novo pacote de austeridade de 65 bilhões de euros.

veja também