Crédito ao consumidor desacelera em maio, indica ACSP

Crédito ao consumidor desacelera em maio, indica ACSP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

O índice que avalia o crédito ao consumidor registrou desaceleração em maio deste ano, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC), elaborado com base no movimento de consultas dos mais aos SCPCs e SPCs de todas regiões do Brasil, atingiu a 131,6 em maio, com crescimento de 6,3% em relação a igual mês do ano passado, e 11,2% sobre abril último.

De acordo com a ACSP, o índice aponta que continua positivo o desempenho do varejo neste ano, embora com taxa de expansão menor do que a observada em 2010.

"A desaceleração da taxa de crescimento é explicada por diversos fatores, entre os quais se pode destacar o aumento da inflação, corroendo parcela maior da renda do consumidor; as medidas 'macroprudenciais' adotadas pelo Banco Central no final do ano passado, e as sucessivas elevações da taxa Selic, o aumento do IOF sobre operações financeiras promovido pelo Ministério da Fazenda, que encareceram o custo do crédito, e a menor expansão dos gastos públicos", diz, em nota, o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.

Perspectivas

Solimeo afirmou ainda que espera aumento da inadimplência na segunda metade do ano, "mas não explosivo", já que a principal causa do não pagamento dos débitos pelas pessoas físicas, é o desemprego. "Como se espera que o mercado de trabalho continue forte no segundo semestre, esse fator não deverá ter forte impacto sobre a capacidade de solvência dos consumidores", afirmou o economista na nota.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições