Crédito ao consumidor deve parar de desacelerar ainda em 2011

Crédito ao consumidor deve parar de desacelerar ainda em 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

O atual processo de desaceleração do crédito ao consumidor se encerrará ainda neste ano, prevê a empresa de análise de crédito Serasa Experian . O indicador de perspectiva do crédito ao consumidor, divulgado nesta quarta-feira (3), cresceu 0,1% em junho, atingindo o patamar de 100,2.

Foi a quarta alta mensal seguida após sequência de dez quedas ininterruptas entre abril de 2010 e janeiro de 2011.

Pela sua metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência.

De acordo com os economistas da Serasa, o ciclo de aperto monetário em vigor continuará impactando o ritmo de expansão do crédito ao consumidor nos próximos meses mas, depois, o ritmo de concessões de crédito às pessoas físicas entrará em rota de expansão mais equilibrada.

Empresas

No caso das empresas, o indicador recuou 0,6% em junho, a oitava queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 99,2. “As sucessivas quedas mensais, colocando o indicador abaixo do nível 100, sinaliza que o crédito às empresas deverá se desacelerar de forma mais acentuada ao longo do segundo semestre de 2011”, avalia a Serasa, em nota.

Os economistas da Serasa observam que o cenário de crescimento mais moderado da economia brasileira, especialmente durante o segundo semestre deste ano, desestimula a demanda das empresas por capital de giro, que tende a crescer mais lentamente.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições