MENU

Crescimento acumulado do PIB até setembro é o maior desde 1996

Crescimento acumulado do PIB até setembro é o maior desde 1996

Atualizado: Quarta-feira, 10 Dezembro de 2008 as 12

Crescimento acumulado do PIB até setembro é o maior desde 1996

O crescimento de 6,3% acumulado em 12 meses até setembro de 2008 de Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de bens e serviços produzidos no país - foi recorde da série histórica, iniciada em 1996. A taxa acumulada de janeiro a setembro (6,4%) e o crescimento de 11,7% da construção civil também foram os maiores desde 1966.

"O destaque principal nesse trimestre foi a construção civil que teve um crescimento de valor adicionado de 11,7% e muito influenciado pelo aumento pelo crédito direcionado à habitação e também pelas obras públicas, devido ao ano de eleição e ao PAC", disse a técnica responsável pela pesquisa no Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), Rebeca Talis.

Segundo ela, o desempenho da construção civil, o crescimento importação de bens de capital e a própria produção interna de máquinas e equipamentos rebatem diretamente no investimento, que também teve a maior taxa de toda a série histórica, com crescimento de 19,7%.

Rebeca explicou que os dados não refletem o período de crise econômica, pois foram coletados entre julho e setembro e a maior volatilidade dos mercados ocorreu a partir de setembro.

veja também