Crescimento da economia de Portugal no trimestre é revisto para 0,3%

Crescimento da economia de Portugal no trimestre é revisto para 0,3%

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

A economia de Portugal cresceu 0,3% no terceiro trimestre, no comparativo anual, abaixo do previsto inicialmente, de expansão de 0,4%. De abril a junho, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,2%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2009, a economia portuguesa teve ampliação de 1,4%, inferior à leitura anterior, de 1,5%, conforme levantamento do instituto de estatísticas do país.

O governo português -- que tenta convencer investidores de que não será o próximo da zona do euro a pedir resgate, após Grécia e Irlanda - projeta um crescimento de 1,3% neste ano, recuperando-se da contração de 2,6% em 2009.

O investimento privado desabou 8,6% no terceiro trimestre em termos anuais, o dobro do declínio registrado nos três meses anteriores. Mas as exportações dispararam 9,25 em relação ao terceiro trimestre de 2009.

Lisboa pretende reduzir seu déficit orçamentário para 4,6 por cento do PIB em 2011, ante a taxa prevista de 7,3% neste ano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições