Crescimento do PIB deve perder força no segundo trimestre, indica Serasa

Crescimento do PIB deve perder força no segundo trimestre, indica Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Após três trimestres de forte crescimento da economia, a alta do Produto Interno Bruto (PIB) deve perder força entre abril e junho, segundo estimativa da Serasa. A tendência de desaceleração vem do Indicador de Perspectiva da Atividade Econômica que, em janeiro de 2010, recuou 0,3%, na terceira queda mensal consecutiva.

Contribuem para a perspectiva de menor alta no PIB, segundo a Serasa, a elevação dos recolhimentos compulsórios sobre os depósitos bancários, o fim/redução dos incentivos fiscais para a aquisição de bens duráveis, implementação dos cortes do Orçamento da União e o início de um novo ciclo de aperto monetário (elevação da taxa básica de juros) a partir do segundo trimestre de 2010.

Essa desaceleração do crescimento, por outro lado, contribuiu para amenizar as pressões inflacionárias, aponta a entidade, "fazendo com que o ciclo de aperto monetário, que deverá ter início em abril próximo, tenda a ser de magnitude menor do que se verificou em outras ocasiões".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições