MENU

Crescimento econômico deve acelerar no 4º trimestre, diz Mantega

Crescimento econômico deve acelerar no 4º trimestre, diz Mantega

Atualizado: Quinta-feira, 13 Outubro de 2011 as 2:31

A atividade econômica no Brasil voltará a acelerar neste quarto trimestre, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira (13). Mantega está em Paris para a reunião de ministros do G20, que começa na sexta.   O ministro afirmou que a desaceleração no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo e terceiro trimestre foi programada, mas que a intenção não era de parar a economia, e que agora a atividade voltará a acelerar e levará a um crescimento do PIB entre 3,5% e 4% neste ano.   Para 2012, o ministro disse esperar que, com alguns ajustes, o crescimento do PIB chegue a 5%, apesar do cenário de desaceleração da economia global.

Entre abril e junho, na comparação com os três meses antecedentes, a economia brasileira avançou 0,8%, depois de uma expansão de mais de 1% no primeiro trimestre do ano.   Revisão Na terça-feira, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que a pasta revisará a sua previsão de crescimento da economia brasileira de 2011, atualmente em 4,5%.

  "Acredito que o crescimento econômico [de 2011] está entre 3,5% e 4%", afirmou ele a jornalistas após audiência pública na Câmara dos Deputados.

Nelson Barbosa lembrou que a previsão do Ministério da Fazenda para o crescimento econômico de 2012, que está na proposta para a peça orçamentária do ano que vem, é de 5%. Entretanto, ele admitiu que essa estimativa também deve ser revista nos próximos meses            

veja também