Criação de empregos formais soma 305 mil e bate recorde para abril

Criação de empregos formais soma 305 mil e bate recorde para abril

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O mês de abril terminou com a abertura de 305 mil postos de emprego com carteira assinada - um novo recorde para um quarto mês do ano na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que tem início em 1992. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Ministério do Trabalho.

O recorde anterior para meses de abril havia sido registrado em 2007, com a abertura de 301,9 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Em abril de 2009, foram abertos 106,2 mil empregos com carteira assinada. Além de ser o melhor abril, o mês passado também representou o segundo melhor resultado, para todos os meses, da série histórica. O atual recorde ainda permanece sendo em junho de 2008, quando foram criadas 309,44 mil vagas.

Reposição de vagas

"Penso que houve muita contenção no ano passado e isso está fazendo com que, além do crescimento natural que o Brasil tinha, está começando a haver reposição. Há muita reposição de emprego nisso", avaliou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Afirmou ainda que o Brasil parar de ter "complexo de inferioridade". "A infraestrutura chinesa é muito mais deficiente. Há muito mais miséria e muito mais necessidade do que no Brasil. O Brasil tem de continuar investindo em infraestrutura e em setores estratégicos, como saneamento e transporte. O Brasil está no caminho certo de ganho de salário real", acrescentou o ministro.

Setores

O setor de serviços foi o grande destaque na abertura de vagas em abril deste ano, com 96,5 mil vagas abertas, contra 59,2 mil no mesmo mês do ano passado. Em segundo lugar, aparece a indústria de transformação, com a criação de 83 mil postos formais de emprego em abril, contra 183 vagas em abril de 2009.

Já o comércio realizou contratações líquidas (menos demissões) de 40,7 mil pessoas em abril deste ano, contra 5,6 mil vagas abertas no mesmo mês do ano anterior. A construção civil, por sua vez, abriu 38,4 mil vagas no mês passado, na comparação com 13,3 mil no mesmo período de 2009.

Janeiro a abril

No acumulado de janeiro a abril deste ano, ainda segundo informações do Ministério do Trabalho, foi contabilizada a abertura de 962,32 mil vagas formais de emprego, o que representa, também, novo recorde histórico para este período. Para maio deste ano, ele previu a abertura de 240 mil a 280 mil novas vagas.

"Houve geração recorde em todos os meses [na comparação com o mesmo período do ano anterior]", informou Lupi, que recentemente revisou para 2,5 milhões a estimativa de criação de vagas em todo ano de 2010.

Inflação

Segundo ele, o controle da inflação tem de acontecer por meio de cortes de gastos públicos com custeio, e não em investimentos já previstos. "O brasileiro sabe que não está na hora de alimentar os gananciosos. Quem achar isso, vai perder. O trabalhador vai procurar o produto mais barato", afirmou Lupi.

Em sua visão, o crescimento do emprego é positivo para o controle da inflação. "Isso quer dizer que estamos produzindo mais, tem mais produto para vender. É bom isso acontecer. O ruim seria o crescimento da economia sem emprego. Temos de ficar de olho na inflação, mas sem fazer dela o capeta da nossa economia", concluiu.

Por Alexandro Martello

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições