Crise da dívida da Europa é principal fator que puxou revisão para baixo

OMC reduz previsão de crescimento do comércio mundial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou para baixo as previsões de crescimento do comércio global em 2012 a 2,5%, contra 3,7% da estimativa anterior, em consequência, principalmente, da crise da dívida na Europa.

A situação da economia americana e da desaceleração na China, primeira e segunda economias mundiais respectivamente, são outras causas da revisão, anunciou em Cingapura a OMC, que tem sede em Genebra.

"A economia mundial enfrenta ventos contrários cada vez mais fortes desde a publicação das últimas previsões do secretariado da OMC", afirma um comunicado da organização.
"Os dados da produção e do emprego nos Estados Unidos continuam decepcionando, enquanto o índice de compra e as cifras da produção industrial na China mostram uma desaceleração do crescimento no país, o maior exportador mundial", completa a OMC.

"Ainda mais importante, a crise da dívida na Europa não diminuiu e torna mais duros os ajustes orçamentários nas economias periféricas da zona do euro, além de instigar a volatilidade", concluiu o comunicado.
A OMC já advertira em abril que o crescimento do comércio mundial, muito frágil em 2011 após uma alta histórica em 2010, voltaria a cair este ano. Na ocasião, a previsão a dois anos projetava um aumento de 5,6% em 2013.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições