MENU

Demanda das empresas por crédito cai pela 4ª vez, diz Serasa

Demanda das empresas por crédito cai pela 4ª vez, diz Serasa

Atualizado: Segunda-feira, 14 Dezembro de 2009 as 12

A busca das empresas por crédito recuou 4,2% em novembro na comparação com o mês anterior, segundo apontou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta segunda-feira (14). Esta foi a quarta queda seguida do indicador, de acordo com a empresa de análise de crédito Serasa. Para os analistas da Serasa, o resultado indica que a situação do crédito para empresas ainda não foi restabelecida.

Em relação ao observado no fim do ano passado, a situação é um pouco melhor. Em novembro, a demanda por crédito entre as empresas subiu 0,4% ante o mesmo mês do ano passado. Esta foi a primeira variação positiva em 2009 na comparação anual. No acumulado de 2009 até novembro, o indicador registra uma queda de 5,1% em relação ao mesmo período de 2008. Apesar da baixa, este é o melhor resultado acumulado obtido este ano.

Segundo o levantamento, as empresas médias registraram os piores resultados em novembro. A procura por crédito no mês caiu 4,4% em relação a outubro e 6,1% ante novembro do ano passado. No caso das micro e pequenas empresas, a queda foi de 4,3% em relação a outubro. Na comparação com novembro do ano passado, porém, as empresas menores registraram alta de 0,8% na busca por crédito.

As grandes empresas continuam sendo o destaque. De outubro para novembro, a demanda por crédito entre elas cresceu 0,9%, o que representou o sétimo avanço mensal seguido. Na comparação entre novembro e o mesmo mês do ano passado, quando os efeitos na crise econômica eram sentidos com mais intensidade no Brasil, a alta foi de 12,7%.

veja também