Demanda das empresas por crédito tem menor alta em 5 trimestres

Demanda das empresas por crédito tem menor alta em 5 trimestres

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:47

A quantidade de empresas que procura crédito aumentou 1,6% no acumulado do primeiro trimestre de 2011 em relação ao mesmo período de 2010, a menor taxa de expansão dos últimos cinco trimestres, divulgou nesta quarta-feira (13) a Serasa Experian . Em março, o crescimento foi de 1,4% na comparação com fevereiro.

A desacelação no crescimento no primeiro trimestre revela que as empresas estão se preparando para um cenário de menor crescimento econômico a partir dos próximos meses, avaliam os economistas da Serasa.

O avanço no primeiro trimestre foi determinado pelo crescimento de 1,8% nas micro e pequenas empresas. Nas médias e nas grandes empresas, as procuras por crédito recuaram 2,2% e 0,4%, respectivamente.

Com exceção da região Norte, que registrou queda de 4,8% no primeiro trimestre, as demais regiões do país registraram crescimento nas demandas das empresas por crédito no período. A maior delas ocorreu no Sul (alta de 3,1% frente ao primeiro trimestre de 2010), seguido da região Centro-Oeste (crescimento de 2,3%) e pelo Sudeste (alta de 1,9%).

Serviços lideraram alta

As empresas do setor de serviços lideraram o crescimento da demanda por crédito nos primeiros três meses de 2011. A alta foi de 3,9% frente ao primeiro trimestre de 2010. O crescimento do setor comercial foi bem menor: expansão de 0,3% sobre os três primeiros meses de 2010. O setor industrial, ainda sob os efeitos prejudiciais do câmbio valorizado, registrou queda de 0,3% na procura por crédito nos três primeiros meses de 2011, diz a Serasa.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições