Desaceleração do crédito continuará no 1º semestre, aponta Serasa

Desaceleração do crédito continuará no 1º semestre, aponta Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

O processo de desaceleração do crédito ao consumidor, iniciado em dezembro de 2010, deverá prosseguir ao longo de todo o primeiro semestre de 2011, como sinaliza o indicador Serasa Experian de perspectiva do crédito ao consumidor, que caiu 1,1% em dezembro de 2010, divulgou nesta terça-feira (1º) a Serasa Experian. De acordo com a empresa, foi a oitava queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 100,1.

O ambiente de aperto monetário (elevações da taxa Selic, aumento dos compulsórios e adoção de medidas macroprudenciais), combinado com um nível de endividamento mais elevado do consumidor determinarão uma evolução menos acelerada do crédito ao consumidor em 2011 (com recursos livres), comparativamente à expansão de quase 19% registrada em 2010, observam os economistas da Serasa Experian.

Empresas

O indicador Serasa Experian de perspectiva do crédito às empresas recuou 0,2% em dezembro de 2010, atingindo o valor de 106,8. Foi a primeira queda mensal deste indicador, algo que não ocorria desde fevereiro de 2009.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aperto monetário em vigor deverá também produzir impactos restritivos sobre o crédito às empresas, entretanto numa intensidade menor que ao crédito às pessoas físicas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições