MENU

Desaceleração do crescimento seguirá até final de 2011, prevê Serasa

Desaceleração do crescimento seguirá até final de 2011, prevê Serasa

Atualizado: Segunda-feira, 29 Agosto de 2011 as 10:11

O processo de desaceleração do crescimento econômico no país prosseguirá ao longo de todo o segundo semestre de 2011, aponta nesta segunda-feira (29) o Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica.   O indicador recuou 0,1% em junho frente a maio, atingindo o valor de 99,1. Foi a oitava queda mensal consecutiva.

De acordo com a Serasa, pela sua metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência. Com a sequência de quedas mensais, o indicador acumula variação negativa de 1,0% desde outubro de 2010.

Para os economistas da Serasa, o agravamento do cenário econômico internacional, reduzindo a demanda externa, e o atual quadro de restrições monetárias e fiscais produzirão um ritmo de crescimento econômico abaixo do potencial (que é de cerca de 4,5% ao ano) ao longo do segundo semestre de 2011.

“A manutenção, ainda que temporária, do crescimento econômico abaixo do potencial é necessária para se promover alívio na inflação”, diz a Serasa, em nota.            

veja também