Desemprego vai a 6,4%em abril, a menor taxa para o mês desde 2002

Desemprego vai a 6,4%em abril, a menor taxa para o mês desde 2002

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

RIO - A taxa de desemprego apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 6,4% em abril, ante 6,5% em março, segundo divulgou hoje o instituto. Esta é a menor taxa para os meses de abril desde 2002. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que previam uma taxa de 6,10% a 6,70%, e colado à mediana, de 6,40%.

Em seu comunicado de hoje, o IBGE informou que considera a taxa de abril uma "estabilidade" em relação a março deste ano.

O rendimento médio real dos trabalhadores registrou variação negativa de 1,8% em abril ante março, mas aumento de iguais 1,8% na comparação com abril do ano passado. O gerente da pesquisa mensal de emprego, Cimar Azeredo, concede entrevista coletiva dentro de instantes para comentar os resultados.

Massa de renda real

A massa de renda média real habitual dos ocupados somou R$ 34,7 bilhões em abril, com queda de 1,7% ante março, e aumento de 4,3% em relação a abril de 2010. Os dados foram anunciados hoje pelo IBGE, em sua Pesquisa Mensal do Emprego (PME).

Já a massa de renda média real efetiva dos ocupados chegou a R$ 34,5 bilhões em março, com queda de 1,6% ante fevereiro, e aumento de 4,1% na comparação com março de 2010. O rendimento médio real efetivo sempre se refere ao mês anterior ao da PME.

Número de ocupados

A população ocupada nas seis principais regiões metropolitanas do País foi de 22,3 milhões de pessoas em abril deste ano, o que representou uma estabilidade ante março. Mas isso significou uma alta de 2,3% na comparação com abril de 2010.

Já a população desocupada foi de 1,5 milhão de pessoas em abril deste ano, o que representou também uma estabilidade na comparação com março e recuo de 10,1% ante abril de 2010. Isso significou um decréscimo de 173 mil pessoas nesta condição, de acordo com cálculos do instituto.

Ainda segundo o instituto, o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado foi de 10,8 milhões de pessoas em abril deste ano, o que "não representou variação significativa" ante março, na análise do IBGE; mas foi 6,8% superior ante abril de 2010. Isso representou um adicional de 686 mil postos de trabalho com carteira assinada em abril deste ano, ante igual mês no ano passado, de acordo com o instituto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições