MENU

Devolução de cheques em setembro cresceu 7,62% em relação a agosto

Devolução de cheques em setembro cresceu 7,62% em relação a agosto

Atualizado: Terça-feira, 21 Outubro de 2008 as 12

Devolução de cheques em setembro cresceu 7,62% em relação a agosto

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) registrou volume de 2.141.183 cheques devolvidos no mês passado, com aumentos de 7,62% na comparação com agosto e de 4,13% em relação a setembro de 2007.

Os números foram revelados por pesquisa da empresa Equifax, de São Paulo, que trabalha com informação e inteligência para gestão empresarial. O relatório da pesquisa indica que o principal fator para o aumento foi a crise financeira, que onerou os juros dos financiamentos.

De acordo com Alcides Leite, coordenador da pesquisa, "com a redução da liquidez no mercado financeiro, os juros cobrados pelos bancos aumentaram significativamente nas últimas semanas. Isso levou a um encarecimento do financiamento e maior comprometimento do orçamento com despesas financeiras".

Ele destaca que as turbulências no mercado financeiro devem gerar mais efeitos negativos nos indicadores de inadimplência dos próximos meses. Torce, porém, para que o adiantamento do 13ºsalário e a queda da inflação atenuem esses efeitos.

A mesma pesquisa revela, também, que o volume de títulos protestados (703.683) cresceu 5,74% em setembro, comparado aos 665.453 protestos do mês anterior. Em relação a setembro do ano passado o aumento foi de 15,32%.

veja também