Dilma admite dificuldade no diálogo com estados sobre produção rural

Dilma admite dificuldade no diálogo com estados sobre produção rural

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

A presidente Dilma Rousseff admitiu nesta segunda-feira (23), durante o programa semanal "Café com a Presidenta", que há dificuldade no diálogo entre municípios, estados e União para que o agricultor familiar de uma região possa vender seu produto para outra localidade. Segundo ela, há "muita burocracia" na fiscalização.

"Isso acontece por causa da preocupação com a segurança e a qualidade do alimento: presunto, queijo, mel, leite e geleias, por exemplo, de um estado, muitas vezes, não pode ser vendidos no outro estado. E tudo isso acontece porque a fiscalização é feita separadamente pelo estado, pelo município e também pelo governo federal. Tem muita burocracia", disse Dilma.

De acordo com a presidente, a situação deve ser resolvida com a implantação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Animal (Suasa), que ainda precisa de normas para começar a valer.

"Esse sistema não está funcionando ainda muito bem, porque falta criar as normas que sejam comuns e respeitadas por todos estes governos. Nós demos um prazo de 30 dias para que um grupo de trabalho elabore essas normas. Quando elas forem aprovadas, o Suasa passa a valer."

Dilma comentou o anúncio do Plano Safra da Agricultura Familiar 2010/2011, que destinará recursos de R$ 16 bilhões e redução dos juros anuais para empréstimos a pequenos produtores.

"Cada centavo que o governo investe na Agricultura Familiar se multiplica, aumenta a produção e o consumo, reduz os preços dos alimentos e ajuda a colocar mais comida na mesa de muitas famílias", disse Dilma sobre o Plano Safra durante seu programa semanal.

A presidente lembrou ainda que determinou a criação de uma superintendência na Caixa Econômica Federal, exclusiva para acompanhar os projetos de habitação rural.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições