Diretor do BC prevê inflação próxima de zero nos próximos meses

Diretor do BC prevê inflação próxima de zero nos próximos meses

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

RIO - O diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, previu nesta segunda-feira, 30, índices de inflação perto de zero para os próximos dois a três meses. Em palestra no seminário Rio Investors Day, o diretor lembrou que índices de preços divulgados nesta segunda - IGP-M de 0,43% em maio, segundo a Fundação Getúlio Vargas - vieram abaixo das expectativas do mercado, o que aponta para uma tendência de arrefecimento da inflação.

A tendência, segundo ele, também já foi sinalizada pela pesquisa Focus do Banco Central divulgada hoje, que traz uma expectativa de inflação para 2011 mais baixa - a mediana das projeções do IPCA cedeu de 6,27% para 6,23%.

Em sua palestra, o executivo ressaltou que os dois principais desafios do governo hoje, na área econômica, são fazer com que a inflação convirja para a meta e também administrar o fluxo de capital externo que entra no País.

Juros e contenção da inflação

Mendes afirmou que os juros continuam sendo a principal medida de contenção da inflação. O diretor do BC classificou as medidas macroprudenciais como "medidas adicionais" para o controle da inflação. Segundo ele, as medidas têm objetivo prudencial e, em segundo lugar, ajudam no controle da demanda.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições