MENU

Dólar fecha em queda de 0,3% nesta quinta-feira

Dólar fecha em queda de 0,3% nesta quinta-feira

Atualizado: Quinta-feira, 10 Dezembro de 2009 as 12

O dólar comercial fechou em queda de 0,3% nesta quinta-feira (10), a R$ 1,766, mantendo-se, portanto, acima do nível de R$ 1,70.

A sessão desta quinta foi influenciada pelo comportamento do mercado global e marcada por problemas técnicos no início da manhã.

No começo do dia, a melhora do ambiente de risco no exterior favoreceu a valorização do real. Ao longo do dia, porém, o dólar se recuperou ante outras moedas e as commodities - componentes importantes da balança comercial do Brasil - perderam força.

O movimento do dólar ao longo do dia "sugere um leve aumento da aversão a risco. Hoje foi bem volátil", disse Marcelo Portilho, estrategista da CM Capital Markets.

Profissionais de mercado comentaram que não houve um fator específico no mercado interno para a recuperação do dólar ao longo do dia, mas lembraram que nas últimas sessões as compras têm sido realizadas de forma mais intensa.

O comportamento sazonal do mercado no fim do ano, com aumento das importações e eventuais saídas de dólares, também contribui para sustentar a demanda pela moeda norte-americana.

Por volta das 10h, uma pane interrompeu o sistema de negociação GTS da BM&FBovespa, o que paralisou as negociações de dólar futuro até aproximadamente 10h45.

De acordo com operadores, isso prejudicou o mercado interbancário de dólar à vista, já que os contratos futuros são usados como referência para a formação da taxa de câmbio.

veja também