Economia cresceu 1,28% no 1º trimestre, calcula BC

Economia cresceu 1,28% no 1º trimestre, calcula BC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

BRASÍLIA - O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,51% em março ante fevereiro, para 143 pontos, de acordo com dados dessazonalizados divulgados hoje pelo BC. Com o resultado, o IBC-Br registrou no primeiro trimestre uma alta de 1,28% na comparação com o quarto trimestre do ano passado. O indicador do BC busca antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), medido oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado a cada três meses.

Em termos anualizados, o ritmo do primeiro trimestre na margem foi da ordem de 5,2%, conforme o BC. No quarto trimestre do ano passado, o IBC-Br teve alta de 1,03% ante os três meses anteriores, o que representa uma expansão anualizada da ordem de 4,2%.

Na comparação com março do ano passado, com ajuste sazonal, o indicador do BC teve alta de 3,48%. Sem ajuste, o aumento foi de 1,5%. Mas vale lembrar que neste ano o carnaval caiu em março e, no ano passado, em fevereiro, o que torna a série dessazonalizada melhor para essa comparação.

Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o IBC-Br subiu 3,97% na série dessazonalizada e 4,38% na série sem ajustes. Na média dos últimos 12 meses encerrados em março, o indicador teve expansão de 6,25% ante a média dos 12 meses anteriores, considerando a séria dessazonalizada. Na série sem ajuste, a expansão foi de 6,45%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições