Economia da Grécia deve recuar 3% em 2011, diz BC

Economia da Grécia deve recuar 3% em 2011, diz BC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

A economia da Grécia vai permanecer em recessão pelo terceiro ano seguido em 2011, com queda de pelo menos 3% do Produto Interno Bruto (PIB), afirmou o banco central do país em um relatório de política monetária divulgado nesta terça-feira.

As medidas de austeridade para reduzir o déficit, como os cortes salariais no setor público e no sistema previdenciário e o aumento dos impostos indiretos, têm minado a atividade econômica do país, envolvido em uma crise de dívida.

A economia da Grécia, de 230 bilhões de euros, se contraiu a um número projetado de 4,2% no ano passado, com desemprego recorde de 13,9% em novembro. "O PIB deve recuar cerca de 3% em 2011, sem descartar uma perda um pouco maior. A recessão está afetando ainda mais o consumo e os investimentos", afirmou o banco.

Atenas tem adotado medidas de austeridade como condição para receber a ajuda de 110 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Dados nesta terça-feira mostraram que o PIB regrediu 1,4% no quarto trimestre de 2010, mais que o esperado, e caiu 6,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições