Economia dos Estados Unidos cresce 2% no terceiro trimestre

Economia dos Estados Unidos cresce 2% no terceiro trimestre

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2% no segundo trimestre do ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento de Comércio local. A expansão é maior que o 1,7% registrado nos três meses imediatamente anteriores.

Os números divulgados hoje fazem parte da primeira prévia do PIB divulgada pelo governo americano. Os dados ainda passarão por outras duas revisões.

Os gastos dos consumidores - que representam 70% do PIB dos EUA - aumentaram 2,6% no terceiro trimestre. A alta é maior que a de 2,2% do segundo trimestre e do que a de 1,9% do primeiro trimestre. No entanto, esse dado continua bem abaixo dos níveis dos períodos seguintes a outras recessões vividas pelos EUA. Nos quatro trimestres seguintes à recessão de 1982 nos EUA, os gastos dos consumidores cresceram entre 4% e 8%.

O relatório também mostrou que os gastos e os investimentos do governo federal subiram 8,8%, depois da alta de 9,1% no segundo trimestre. Uma segunda estimativa para o PIB do terceiro trimestre será divulgada no dia 23 de novembro.

O PIB do terceiro trimestre é o último indicador econômico significativo a ser divulgado antes das eleições legislativas nos EUA, em 2 de novembro, e da reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), nos dias 2 e 3 de novembro.

Preços

O núcleo do índice de preços para gastos com consumo pessoal (PCE), o indicador preferido do Fed para a inflação, subiu à taxa anualizada de 0,8% no terceiro trimestre, desacelerando de uma alta de 1% no segundo trimestre, segundo o Departamento do Comércio.

Já o índice cheio de preços PCE avançou 1% no terceiro trimestre, após permanecer inalterado no segundo trimestre. O índice de preços para as compras brutas domésticas avançou 0,8% no terceiro trimestre, após alta de 0,1% no segundo trimestre.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições