MENU

Egito quer crescer anualmente 8% nos próximos 5 anos

Egito quer crescer anualmente 8% nos próximos 5 anos

Atualizado: Segunda-feira, 20 Dezembro de 2010 as 9:27

Por meio de um programa de reformas financeiras, o Egito pretende alcançar uma taxa média de crescimento econômico anual de 8% nos próximos cinco anos, disse o presidente do país, Hosni Mubarak, em um discurso hoje ao Parlamento. "No próximo período, temos de concluir a implementação da agenda de reformas", afirmou. "Nossa maior prioridade continua sendo conter o desemprego e criar vagas." A meta de crescimento estipulada para os próximos anos é superior à taxa de quase 6% neste ano fiscal. "Nossa política de reformas econômicas adicionou um novo vigor à economia. Nós conseguimos superar duas crises mundiais consecutivas com nossos próprios recursos e sem nossa economia ser abalada."

O Egito recebeu elogios de instituições como o Banco Mundial pelas medidas tomadas no sentido de liberalizar sua economia. Contudo, ainda existe um abismo entre os ricos e os pobres, com cerca de 40% da população egípcia, de mais de 80 milhões de pessoas, ainda vivendo abaixo da linha de pobreza de US$ 2 por dia.

O Partido Democrático Nacional, de Mubarak, obteve 420 dos 508 assentos parlamentares nas eleições de 28 de novembro e 5 de dezembro, após dois grandes grupos da oposição terem abandonado a disputa em um protesto contra supostas fraudes. As informações são da Dow Jones.

veja também