MENU

Eike Batista diz que pretende produzir carros elétricos no Brasil

Eike Batista diz que pretende produzir carros elétricos no Brasil

Atualizado: Quinta-feira, 16 Setembro de 2010 as 3:41

O empresário Eike Batista, controlador do Grupo EBX, disse nesta quarta-feira (15) que pretende fabricar carros elétricos no Brasil. Para tanto, cogita investir cerca de US$ 1 bilhão em um módulo na área do Porto do Açu, no RJ, para construir até 100 mil automóveis por ano, sendo a metade movida a energia elétrica. A produção começaria em quatro anos, disse Eike durante o Rio Oil & Gas, conferência sobre petróleo e gás, no Rio de Janeiro.

"O carro elétrico é irreversível", afirmou, ao ser questionado sobre os altos custos e aos desafios tecnológicos dos automóveis movidos a energia elétrica. O empresário quer contar com o apoio de companhias japonesas ou europeias para o projeto, pela experiência na produção de tecnologia automotiva e de baterias.

Batista não descarta contar com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 'Por que não puxar o BNDES [para o projeto]? O BNDES financia a Mercedes e a Volkswagen, por que não [financiar] uma empresa nacional?', questionou.

Segundo o executivo, a construção da fábrica no Porto do Açu, situado em São João da Barra, no norte do RJ, permitiria uma economia de US$ 200 por automóvel graças às sinergias existentes para importação e exportação de peças e unidades, oferta de energia e fornecimento de aço, uma vez que duas siderúrgicas já se comprometeram a se instalar na área.

"Em dez anos, a produção nacional de veículos deverá saltar para 8 milhões de unidades por ano. Tem espaço para gente nova", afirmou Batista, que ainda não escolheu o nome da nova companhia.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também