Em 12 meses, índice acumula alta de 8,17% e, no ano, de 7,46%

Inflação pelo IGP-DI desacelera em setembro, mostra FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 0,88% em setembro, ante elevação de 1,29% em agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira (8).
Em 12 meses, o IGP-DI variou 8,17%. A taxa acumulada no ano é de 7,46%.

Usado no cálculo do IGP-DI, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou variação de 1,11%. No mês anterior, a taxa foi de 1,77%. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) acelerou: de 0,44% em agosto para 0,54%, em setembro. Cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação.

Também utilizado no cálculo do indicador, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em setembro, taxa de variação de 0,22%, abaixo do resultado do mês anterior, de 0,26%.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais, sendo o indexador das dívidas dos Estados com a União. O índice também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições