MENU

Empresas têm até hoje para entregar a funcionários comprovante para o IR

Empresas têm até hoje para entregar a funcionários comprovante para o IR

Atualizado: Sexta-feira, 26 Fevereiro de 2010 as 12

Termina nesta sexta-feira (26) o prazo para que as empresas entreguem aos funcionários o comprovante de rendimentos para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2010, ano-base 2009. A Receita Federal começa a receber as declarações na próxima segunda-feira (1°).

De acordo com a o órgão, a fonte pagadora deverá fornecer o comprovante em uma via, com indicação da natureza e do montante do pagamento, das deduções e do imposto retido no ano-calendário de 2009, conforme o modelo oficial.

No caso de ter havido retenção na fonte e o empregado não ter recebido o comprovante, deve comunicar o fato à unidade local da Receita, para as medidas legais cabíveis. Se o empregado notar erros no documento, deve pedir à fonte pagadora outro comprovante preenchido corretamente. Caso contrário deverá utilizar os contracheques.

A empresa que não entregar o comprovante no prazo ou fornecê-lo com inexatidão fica sujeita à multa de R$ 41,43, por documento. No caso de informações falsas, a multa será de 300% sobre o valor que for indevidamente utilizado como redução do imposto sobre a renda devido, independentemente de outras penalidades administrativas ou criminais.

veja também