MENU

Enchentes afetam empresas na Austrália

Enchentes afetam empresas na Austrália

Atualizado: Segunda-feira, 3 Janeiro de 2011 as 10:39

As enchentes que atingem o Estado de Queensland, no nordeste da Austrália, já mataram duas pessoas e afetaram a produção das mineradoras. As enchentes forçaram muitas das principais mineradoras - incluindo BHP Billiton, Rio Tinto e Anglo American - a parar sua produção e cancelar entregas para clientes importantes. A mineração de carvão, o transporte e a exportação do minério de ferro são as principais fontes de renda do centro de Queensland.

"Nós teremos um impacto econômico, não há dúvida sobre isso", afirmou hoje a primeira-ministra Julia Gillard, em entrevista à ABC Radio. A premiê previu que, quando a água descer, haverá muitos estragos em estradas, pontes, escolas e construções. "Nós não podemos calcular o quanto isso custará até que possamos ver o estrago", disse. Uma avaliação completa dos estragos só poderá ser feita após a água baixar, depois das tempestades torrenciais associadas ao fenômeno climático La Niña. Muitos, porém, já preveem que os estragos cheguem aos bilhões de dólares australianos.

Enquanto isso, operadores de campos de petróleo na costa oeste do país se movimentavam para retomar a produção hoje, após um alerta de ciclone ter vigorado no fim de semana. Os portos de Dampier e Port Hedland, cruciais para o transporte de minério de ferro no país, voltaram a operar durante o fim de semana, após ambos terem paralisado as operações na sexta-feira, à espera de um possível ciclone. O sistema de baixa pressão tropical que levou ao alerta se moveu para o Estado costeiro de Western Austrália e a previsão agora é de que não afete terra firme.

Transtornos

As enchentes atingiram uma área com tamanho equivalente aos territórios da França e da Alemanha juntos. Milhares de moradores deixaram suas casas e as chuvas afetaram cerca de 200 mil pessoas. Os militares da Austrália começaram hoje a levar suprimentos para uma cidade coberta pelas águas, que já mataram duas pessoas no país. Autoridades advertiram que as enchentes que devastaram grandes áreas do Estado de Queensland devem piorar em algumas áreas. As informações são da Dow Jones.

veja também