Entenda como o cartão de crédito foi criado

Entenda como o cartão de crédito foi criado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O cartão de crédito nasceu em 1950 em Nova York depois que um grupo de executivos que saíra para jantar perceberam que não tinham dinheiro nem cheque para pagar a conta.

Na época, Frank MacNamara e seus convidados conseguiram dobrar o dono do restaurante, que permitiu o pagamento da dívida no dia seguinte depois de os executivos assinarem uma espécie de nota promissória.

Após o embaraço, MacNamara descobriu que faltava uma opção de pagamento paras os ''esquecidos''. No mesmo ano, surgiu o primeiro cartão denominado Diners Club Card. O ''dinheiro de plástico'' passou a ser aceito como forma de pagamento em 27 restaurantes. Apenas 200 pessoas tinham cartão em 1950 - a maioria amigos de MacNamara.

Dois anos depois, o cartão de crédito começou a se espalhar com a primeira emissão de um exemplar com validade internacional. A rede afiliada também cresceu e, em 1960, o cartão passou a ser aceito em mais de 50 países em todos os continentes.

De olho neste mercado, o BankAmerican Service Corporation lançou o BankAmericard em 1966. O cartão deu origem, mais tarde, à bandeira Visa. Na mesma época, a American Express criou um cartão semelhante ao Diners Club, com uso em hotéis e restaurantes. A rede MasterCard surgiu no mesmo ano.

Em 1975, o Diners Club lançou o primeiro Corporate Card - o primeiro cartão de crédito empresarial. A partir de então, as empresas passaram a modernizar os cartões e chegaram aos mais variados exemplares que conhecemos hoje.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições