Equador vai superar 526 mil barris/dia em 2012

Equador vai superar 526 mil barris/dia em 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

O Equador pretende quebrar seu recorde de produção de petróleo bruto e superar os 526 mil barris por dia (bpd) no segundo semestre de 2012, por meio de um agressivo plano de investimentos estatais e privados para melhorar seus níveis de extração, disse uma autoridade neste sábado (2).

O menor membro da Opep, que produz atualmente cerca de 504 mil bpd, concluiu em janeiro um processo de renegociação dos seus contratos de exploração de petróleo com empresas privadas que operam no país, assegurando investimentos de 1,385 bilhão de dólares.

Além disso, há forte investimento do Estado nas empresas estatais Petroamazonas EP e EP Petroecuador, que juntas fornecem cerca de 65% da produção nacional. O ministro de Recursos Naturais Não-Renováveis, Wilson Pastor, afirmou em um relatório sobre o trabalho para o presidente Rafael Correa:

- Esperamos, presidente, no segundo semestre do próximo ano, quebrar o recorde histórico de produção do país de 526 mil barris.

As autoridades estimam que, com o novo panorama do setor, a produção total do país andino atingirá 600 mil bpd em 2013.

Nos próximos meses, EP Petroecuador espera assinar os contratos com prestadores de serviços internacionais para melhorar em 30%a produção de cinco campos, que no momento produzem cerca de 150.000 bpd.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições