Espanha fecha 2009 com PIB 3,6% menor

Espanha fecha 2009 com PIB 3,6% menor

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

A economia espanhola teve seu sétimo trimestre consecutivo de contração no encerramento do ano passado, segundo dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE). Com o recuo no Produto Interno Bruto (PIB) de 0,1% na comparação com o trimestre anterior, a economia do país fechou o ano 3,9% menor.

Na comparação com o último trimestre de 2008, a contração foi de 3,1%.

A Espanha entrou em recessão no fim de 2008, sob o impacto da crise financeira internacional e da explosão da bolha imobiliária, e é a única grande economia europeia que ainda não conseguiu retomar o crescimento. Os dados do último trimestre mostram, no entanto, que a atividade global atenuou a contração, segundo o INE.

O governo socialista espanhol considera que o pior da crise já passou, apesar da ainda grave situação social. O índice de desemprego espanhol é de quase 19%, praticamente o dobro da média dos 16 países da zona euro (10%) e dos 27 que integram a União Europeia (9,6%).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições