Espírito Santo liderou alta da indústria em setembro, mostra IBGE

Espírito Santo liderou alta da indústria em setembro, mostra IBGE

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O Espírito Santo liderou a alta da produção industrial em setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, dia 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado, a indústria registrou expansão de 3,3% em comparação com agosto. Na passagem de agosto para setembro, a indústria nacional registrou expansão de 0,8%. Doze dos 14 locais pesquisados pelo IBGE registraram crescimento na indústria. Além do Espírito Santo, também tiveram alta acima da média nacional Goiás (2,4%), Ceará (2,1%), região Nordeste (1,8%), Santa Catarina (1,7%), Minas Gerais (1,4%) e Amazonas (1,2%).

As demais altas foram verificadas no Rio de Janeiro (0,7%), São Paulo (0,6%), Rio Grande do Sul (0,4%), Bahia (0,2%) e Pernambuco (0,1%).

A produção do Pará ficou estável (0.0%), enquanto a do Paraná (-2,9%) registrou queda frente a agosto.

Setembro X setembro

Na comparação entre meses de setembro, a indústria registrou queda de 7,8%, com 13 locais apontando queda. O único local com aumento na produção foi Goiás (7,3%), refletindo, sobretudo, expansão no setor de produtos químicos.

As retrações mais acentuadas foram vistas em Minas Gerais (-12,6%) e Paraná (-10,3%). O setor também teve queda no Pará (-9,4%), Rio Grande do Sul (-9,2%), Santa Catarina (-8,1%) e São Paulo (-7,9%), Pernambuco (-1,4%), região Nordeste (-4,3%), Rio de Janeiro (-4,5%), Ceará (-4,7%), Bahia (-4,8%), Espírito Santo (-6,9%) e Amazonas (-7,0%).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições