Estados Unidos enfrentam alta dos preços da gasolina

Estados Unidos enfrentam alta dos preços da gasolina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:45

A alta dos combustíveis não afeta somente os brasileiros. Os norte-americanos têm enfrentado o encarecimento da gasolina, provocado pelo rápido aumento dos preços do petróleo por causa dos conflitos no Oriente Médio. Para um país dependente de carro e que sempre teve baixo custo para abastecê-lo, o impacto é alto.

Em Chicago, um dos estados que possuem os preços mais elevados do combustível, o valor da gasolina comum pode chegar a US$ 4,799 (R$ 7,69) o galão, que corresponde a aproximadamente 3,78 litros. No Brasil, o valor da gasolina também subiu, mas o que realmente prejudicou o país dos carro flex foi a alta dos preços do etanol. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), os elevados preços do açúcar no mercado internacional, os maiores em 30 anos, fizeram com que as usinas aumentassem a produção do adoçante, reduzindo o volume de cana destinado ao álcool e, consequentemente, provocando um aumento no valor do biocombustível no varejo.

O consumo de etanol em vez da gasolina só compensa economicamente para o consumidor quando o valor do álcool é de, no máximo, 70% do preço da gasolina.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições