Euforia com emprego pode aumentar inadimplência, diz especialista

Euforia com emprego pode aumentar inadimplência, diz especialista

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

 A taxa de desocupação de 7,5% registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é positiva e consistente, avalia o professor da UnB  e especialista em mercado de trabalho, Jorge Pinho. Segundo ele, apesar de a taxa ter aumentado 0,2 ponto percentual em relação a abril, o número deve ser visto com bons olhos. De acordo com Pinho, a alta da taxa deu-se principalmente pelo otimismo da população que voltou a procurar emprego ao perceber o aquecimento da economia. "Há uma pequena pisada no freio da economia com a alta de juros também, fazendo com que o empresário não contrate muito mais imediatamente", explica. O professor alerta, no entanto, que é necessário "segurar o otimismo". Ele explica que quando há aumento da empregabilidade e há mais pessoas com dinheiro na mão, o trabalhador tem impressão de que pode se endividar. "Isso pode fazer com que as pessoas comecem a comprar o que não podem pagar, apostando em um futuro bom, mas que, na verdade, é incerto".

Pinho destacou que o endividamento excessivo pode levar a altos índices de inadimplência, situação para ele, preocupante. "A bolha nos Estados Unidos começou exatamente assim, e acabou na crise mundial que todos viram", concluiu.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições