Euro tem mínima em 4 anos ante dólar por crise de dívida

Euro tem mínima em 4 anos ante dólar por crise de dívida

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O euro atingiu o valor mais baixo em relação ao dólar em quatro anos nesta segunda-feira. O desapontamento sobre a crise de dívida da Europa levou os investidores a tirar dinheiro de ativos mais arriscados e colocá-lo em mercados mais seguros, como os de ouro e bônus asiáticos.

O euro chegou a cair a 1,223 dólar, o menor nível desde abril de 2006.

"O mercado entrou em modo de medo e estamos vendo linhas vermelhas em todo o cenário", disse Justin Smirk, economista-chefe do St George Bank, na Nova Zelândia.

A moeda europeia já recuou mais de 7% contra o dólar neste mês, acumulando no ano recuo de cerca de 14%, marcando a pior performance entre as principais moedas do mundo.

Ásia

O temor de que a situação econômica na Europa piore fez as Bolsas de valores da Ásia fecharam em baixa nesta segunda-feira.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou em baixa de 2,17%, a 10.235 pontos. Na Coreia do Sul, a bolsa de Seul teve perda de 2,6%, a 1.651 pontos.

"A preocupação é se a situação fiscal nos Estados do sul da Europa irá realmente atingir a economia europeia e, em seguida, a economia global", disse Takashi Ushio, chefe da divisão de estratégia de investimento na Marusan Securities, no Japão. 

"Isso prejudica os exportadores, não só no Japão, mas também a China, aumentando assim os temores de que o crescimento econômico chinês poderá se resfriar."

A bolsa de Xangai desabou 5,1%, para 2.559 pontos, figurando entre os índices do mundo com o pior desempenho este ano devido às expectativas de aperto da política monetária na China.

Embora haja especulações de que a China possa valorizar o iuan em uma medida muito aguardada nos próximos dias antes de um encontro entre China e Estados Unidos, a instabilidade dos mercados tem levado alguns analistas a afirmar que a China possa evitar mexer no câmbio por enquanto.

A bolsa de Hong Kong fechou em baixa de 2,14%, para 19.715 pontos. Taiwan teve perdas de 2,23%, a 7.598 pontos.

A bolsa de Sydney recuou 3,12%, a 4.467 pontos. Cingapura teve desvalorização de 0,75%, a 2.833 pontos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições