Europa 'pode contar com o Brasil' para superar crise, diz Dilma

Europa 'pode contar com o Brasil' para superar crise, diz Dilma

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

A presidente Dilma Rousseff foi recebida pelo

presidente do Concelho Europeu, Herman Van

Rompuy (C), e pelo presidente da Comissão

Europeia, José Manuel Barroso. (Foto: John Thys

/ AFP Photo)

  A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (4), em Bruxelas, na Bélgica, que a Europa "pode contar com o Brasil" para superar a crise financeira.

"Somos parceiros da União Europeia, podem contar com o Brasil", disse a presidente durante declaração conjunta com os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Conforme a presidente brasileira, o Brasil "está disposto a assumir sua responsabilidade de forma cooperativa", afirmou Dilma em uma declaração à imprensa após reunião da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia.

Dilma disse ainda considerar "fundamental" a coordenação política "para enfrentar este momento" de crise.   O Brasil integra o grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que recentemente se declarou disposto a considerar, se necessário, um apoio, via FMI ou outras instituições financeiras internacionais, para enfrentar os desafios da estabilidade financeira mundial.

Acompanham a presidente na viagem os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Aloizio Mercadante (Ciência, Tecnologia e Inovação), Helena Chagas (Comunicação Social), Ana de Hollanda (Cultura) e Paulo Bernardo (Comunicações).

Agenda na Bélgica

Ainda nesta terça, a presidente Dilma se encontra com o Rei Alberto II no Castelo Real de Laeken. Ela almoçará no castelo.

Às 15h do horário local (10h em Brasília), Dilma participa do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-União Européia, no Palácio de Egmont.

Por volta das 17h (12h em Brasília), a presidente vai à cerimônia de abertura do festival cultural Europalia, no qual o Brasil estará presente com promoção das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Bulgária

Dilma deve embarcar ainda nesta terça para Sofia, capital da Bulgária, país natal do pai da presidente. Pela primeira vez, ela visitará a cidade de origem da família Rousseff.

Turquia

A viagem oficial se encerra com a passagem da presidente Dilma pela Turquia, onde ela terá na sexta-feira (7) a primeira reunião com o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, reeleito nas eleições gerais turcas em junho deste ano.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições