MENU

Europa preocupa e promove mais de 1% de queda nas bolsas de NY

Europa preocupa e promove mais de 1% de queda nas bolsas de NY

Atualizado: Segunda-feira, 23 Maio de 2011 as 11:28

SÃO PAULO - Os principais indicadores das bolsas de Nova York abriram a semana em forte queda, refletindo o desconforto dos investidores frente às revisões na avaliação de risco de Grécia e Itália pelas agências Fitch e Standard & Poor´s (S&P) e ao resultado das eleições regionais na Espanha.

Já nos primeiros minutos de pregão, o índice Dow Jones recuava 1,37%, para 12.341,00 pontos, enquanto o S&P 500 tinha retração de 1,40%, aos 1.314,55 pontos. O índice Nasdaq baixava 1,39%, para 2.306,90 pontos.

A Fitch rebaixou a nota de crédito da dívida grega de longo prazo em três níveis e a S&P alterou de 'estável' para 'negativa' a perspectiva de crédito da Itália. Na Espanha, o Partido Socialista, do premiê José Luis Rodrígues Zapatero registrou seu pior resultado em eleições municipais, ampliando as dúvidas do mercado quanto à força do governo para promover os ajustes necessários para evitar uma piora na já delicada situação econômica do país.

As ações das petrolíferas Chevron e Exxon Mobil recuam 1,37% e 1,19% com a queda nos preços do petróleo no mercado de futuros.

(Francine De Lorenzo | valor, com agências internacionais)

veja também