Europa segue no foco, e mercados asiáticos fecham com valorização

Europa segue no foco, e mercados asiáticos fecham com valorização

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Os mercados acionários da Ásia fecharam a sessão desta sexta-feira (11) com ganhos, uma vez que os investidores começam a enxergar uma pequena luz em meio à crise da dívida europeia. Itália e Grécia caminham para resolver seus problemas políticos, abrindo espaço para iniciar a arrumação das contas públicas.

Talvez a visão seja otimista demais diante da crise que engloba a Europa, mas os agentes financeiros na Ásia se animaram com a demonstração de uma ação mais efetiva. O Senado italiano, por exemplo, prepara-se para votar ainda hoje as medidas de reforma pedidas pelos sócios europeus, uma das premissas para o premiê Silvio Berlusconi deixar o poder na Itália.

Na Grécia, toma posse hoje o novo primeiro-ministro do país Lucas Papademos. Ele vai liderar um governo de transição com o objetivo de implementar o acordo dos líderes europeus alcançado em Bruxelas, no qual contempla um desconto na dívida grega em poder dos credores privados ao mesmo tempo que exige duras medidas de austeridade.

Também teve impacto neste pregão na Ásia o movimento das ações de empresas voltadas para a exportação e de companhias ligadas a matérias-primas.

Em Tóquio, o Nikkei 225 avançou 0,16%, para 8.514,47 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, teve valorização de 0,91%, alcançando 19.137,17 pontos. O S&P/ASX 200, de Sydney, apresentou incremento de 1,22%, somando 4.296,50 pontos. O Shanghai Composite, de Xangai, ficou perto da estabilidade, com alta de 0,06%, aos 2.481,08 pontos.

Em Seul, o Kospi apresentou elevação de 2,77%, totalizando 1.863,45 pontos. Os agentes receberam a decisão do banco central da Coreia do Sul, que manteve a taxa de juro em 3,25%.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições