Ex-líderes da zona do euro apoiam New Deal para a UE

Ex-líderes da zona do euro apoiam New Deal para a UE

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

Um grupo de ex-líderes da zona do euro apoiam um plano para que a região lance seus próprios títulos e implemente um programa de estímulo econômico semelhante ao New Deal, executado pelos Estados Unidos em resposta à Grande Depressão nos anos 30, divulga, neste domingo, a revista alemã Der Spiegel.

Os ex-líderes de governo Guy Verhofstadt, da Bélgica; Giuliano Amato, da Itália; Michel Rocard, da França; e Jorge Sampaio, de Portugal, apoiam um plano que utilizaria títulos emitidos pela União Europeia para financiar o crescimento econômico. Os recursos levantados pela emissão de bônus poderiam ser usados para projetos apoiados pelo Banco Europeu de Investimento (BEI). Os montantes gerados pelos investimentos seriam utilizados para pagamento dos juros dos títulos, diz a revista.

Tal modelo de investimento, utilizando bônus da UE, poderia também ser usado para troca de dívida de países como a Grécia, segundo o plano, completa a Der Spiegel.

O plano 'New Deal' apoiado pelos ex-líderes políticos foi uma proposta de Yanis Varoufakis, um professor de economia de Atenas, e do político britânico e professor de economia Stuart Holland, segundo a revista.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições