Expectativa é que Banco Central Europeu corte sua principal taxa de juros

Bolsas asiáticas fecham sem direção comum

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

O rali nas ações asiáticas foi interrompido na quinta-feira (5), na medida em que os mercados esperavam a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) mais tarde, com o euro ainda sob pressão diante de amplas expectativas de um corte na taxa de juros para apoiar a frágil economia da zona do euro.


"Até que os mercados vejam o que o BCE pretende fazer sobre o problema da dívida por meio de outras formas além de cortes nos juros, será difícil tomar posições sobre o euro", disse o estrategista sênior de câmbio do Brown Brothers Harriman em Tóquio, Masashi Murata.


Às 7h44 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, estava praticamente estável, com ligeira queda de 0,02% depois de cair 0,4%. O índice Nikkei do Japão encerrou em queda de 0,27%, depois de fechar no maior nível em dois meses na quarta-feira.


Uma pesquisa da Reuters com economistas mostrou que a maioria espera que o BCE corte sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, para 0,75%, nesta quinta-feira, enquanto operadores do mercado de dinheiro estão divididos sobre se o banco central cortará a taxa de depósito, de acordo com uma pesquisa separada.


Também há especulação de que o BCE pode reiniciar o programa de compras de títulos problemáticos da zona do euro sob o programa de mercados de ativos (SMP, na sigla em inglês) para diminuir os custos de empréstimos, ou fazer outra rodada da operação de refinanciamento de longo prazo (LTRO, na sigla em inglês) a fim de injetar fundos adicionais no sistema financeiro.


"O foco para a reunião do BCE de hoje é se o banco irá tomar outras ações além de cortar as taxas de juros, retomando o SMP ou o LTRO", acrescentou Murata do Brown Brothers Harriman.
O euro era negociado em torno de 1,2503 dólar, preso numa recente variação de 1,24 a 1,27 dólar.


Em Cingapura, as ações subiram 0,77% e o índice de Hong Kong, o Hang Seng, avançou 0,50%. O mercado em Taiwan recuou 0,47% e o índice referencial de Xangai fechou com queda de 1,17%, enquanto as ações australianas tiveram ligeira queda de 0,07%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições