MENU

Fábio Barbosa é o novo presidente executivo da Abril S.A.

Fábio Barbosa é o novo presidente executivo da Abril S.A.

Atualizado: Quarta-feira, 24 Agosto de 2011 as 11:49

Fábio Barbosa foi anunciado, nesta terça-feira (23/8), como o novo presidente executivo da Abril S.A. Trata-se da holding que comanda as operações de mídia, gráfica e distribuição do Grupo Abril. Barbosa também participará do conselho editorial   Barbosa deixará o cargo de presidente do conselho de administração do Banco Santander Brasil no dia 22 de setembro. O executivo vai assumir a presidência da Abril em 26 de setembro.

Nos últimos seis anos, a presidência executiva da Abril S.A. era ocupada por Giancarlo Civita. Com a reestruturação, Gianca, como é conhecido no grupo, passa a atuar como vice-chairman da Abrilpar, a holding da família Civita que controla a Abril S.A. e que detém também o controle da Abril Educação.

Giancarlo também continuará comandando a Elemídia, Casa Cor e Editora Caras, também empresas do Grupo Abril. Já a Abril Educação, que se tornou uma empresa independente no começo de 2010, permanecerá presidida por Manoel Amorim.

Para o presidente do conselho de administração do Grupo Abril, Roberto Civita, a nomeação de Barbosa "marca um passo importante na profissionalização do Grupo e assegura a manutenção dos nossos valores e permanente busca da excelência."

Familiaridade

Barbosa fez carreira no setor financeiro, mas o mercado de comunicação não lhe é estranho. O executivo integrou o conselho de administração do Grupo Abril entre março de 2004 e fevereiro de 2007.

Formado em administração pela FGV, marcou sua carreira por postos de peso no setor financeiro. Em 1996, por exemplo, assumiu a presidência do ABN Amro Bank do Brasil e coordenou a aquisição do Banco Real em 1998. Em 2007, o ABN Amro Real foi comprado pelo espanhol Santander.

No ano seguinte, Barbosa assumiu a presidência do Santander Brasil - uma indicação que chamou a atenção na época, já que a tônica do Santander sempre foi substituir a diretoria das instituições que comprava. No final do ano passado, Barbosa anunciou sua transferência para o conselho de administração do Santander, com o objetivo de cuidar das questões mais estratégicas do banco.  

veja também