Faturamento industrial sobe 5,8% no semestre, metade do visto em 2010

Faturamento industrial sobe 5,8% no semestre, metade do visto em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

O faturamento da indústria avançou 5,8% no primeiro semestre deste ano, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Trata-se da metade do crescimento registrado em igual período do ano passado, quando o faturamento industrial cresceu 11,7%. Em junho, o faturamento da indústria cresceu 0,7% sobre o mês anterior.

As informações da entidade mostram um comportamento errático do faturamento da indústria no decorrer deste ano. Em janeiro, houve uma queda de 1,1%, mas em fevereiro foi registrado um crescimento de 6,2%. Em março, o faturamento voltou a apresentar queda (-5,3%), enquanto que, em abril, foi apurada uma taxa de elevação de 2%. Em maio, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira, houve um recuo de 1,3% e, em junho, foi registrado aumento.

"Com o desempenho de junho, o padrão de alternância entre queda e crescimento das variáveis dessazonalizadas continua presente, o que sinaliza menor dinamismo da atividade industrial", informou a Confederação Nacional da Indústria.

Emprego industrial e horas trabalhadas

Os dados da CNI também mostram desaceleração do crescimento do emprego industrial. No primeiro semestre deste ano, segundo a entidade, o emprego da indústria avançou 3,4% - abaixo da taxa de expansão de 4,4% apurado em igual período do ano passado. Em junho, o emprego industrial ficou estável, de modo que  não houve retração nem crescimento.

No caso das horas trabalhadas na produção (indicador relacionado com a produção do setor), a CNI informou que houve uma queda de 2,7% no primeiro semestre deste ano. Em igual período do ano passado, as horas trabalhadas haviam avançado 7,6%, de modo que também foi registrada desaceleração deste indicador. Somente em junho, o indicador recuou 0,7% contra o mês anterior.

Aumento da ociosidade

A Confederação Nacional da Indústria informou ainda que o nível de uso do parque fabril da indústria, indicador conhecido como "utilização da capacidade instalada", recuou 0,1 ponto percentual no primeiro semestre deste ano, para 82,3% em junho. No fim do ano passado, o uso da capacidade instalada da indústria estava em 82,4%. Com isso, aumentou um pouco o nível de ociosidade do parque industrial. Em maio deste ano, o nível de uso do parque fabril da indústria estava em 82,5%.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições