O Ministério da Fazenda estimou que a economia deverá crescer 7,5% neste ano. A projeção consta no relatório bimestral "Economia Brasileira em Perspectiva", divulgado nesta quinta-feira (21). No documento anterior, divulgado no início de agosto, a previsão era de 6,5%.
"A média da alta do PIB para os próximos cinco anos, incluindo 2010, deve ficar em 5,9%", acrescentou o boletim.
A perspectiva do ministério é de que a demanda interna, que vem estimulando a expansão da economia brasileira apesar do desempenho global fraquejante, cresça 10,3% neste ano.
Segundo a Fazenda, a inflação também está de volta a uma "trajetória compatível com o atual nível de crescimento da economia". A projeção é de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) suba 5,1% neste ano. "Com fim dos estímulos fiscais e monetários, das chuvas e de ajustes sazonais em educação, saúde e transporte público, o IPCA volta à trajetória compatível com o atual nível de crescimento da economia", afirma a Fazenda, por meio do documento.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições