Fiat testa modelo ecológico do Novo Uno

Fiat testa modelo ecológico do Novo Uno

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Em meio às discussões arrastadas do governo brasileiro sobre incentivos fiscais aos carros verdes , a Fiat avança no desenvolvimento de tecnologias mais limpas para sua produção automotiva. A montadora desenvolve uma versão ecológica do seu Novo Uno, lançado mês passado. Chamado de Uno Ecology, o carro-conceito tem como foco a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental.   O modelo é equipado com motor 1.0 movido apenas por etanol (E100). Ele conta com tecnologia start/stop, que desliga o motor do veículo durante as paradas, e religa automaticamente quando o pedal da embreagem for acionado - mecanismo capaz de gerar uma economia de combustível de até 5%. 

Ainda por sistema eletrônico, o carro é capaz de avisar ao motorista se há pneus mal calibrados, fator que também amplia o consumo de combustível. O veículo tem painel solar com células fotovoltaicas, que auxilia na carga da bateria, reduzindo a necessidade de geração de energia pelo motor.

No interior do carro (foto abaixo), a montadora empregou materiais biodegradáveis e recicláveis para o acabamento das portas e do painel. Os bancos são de fibra de coco e látex, que diminui o uso de poliuretano (substância derivada do petróleo) no veículo.

Além disso, os assentos e tapetes são revestidos por tecidos feitos a partir da reciclagem de plástico PET. Segundo a fabricante, cerca de 30 garrafas são utilizadas por veículo. Ao todo, foram aplicados no protótipo 16,5 quilos de materiais renováveis.

O carro-conceito já foi exibido ao público, no mês passado, durante o Challange Bibendum , no Rio, e deve ser exposto novamente no Salão do Automóvel, em São Paulo, entre os meses de outubro e novembro. A montadora ainda não tem previsão para o lançamento do Uno Ecology. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições