FMI alerta para riscos nas economias asiáticas

FMI alerta para riscos nas economias asiáticas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

As pressões inflacionárias na Ásia permanecem elevadas, apesar do crescimento econômico mais lento e, enquanto uma pausa na alta da taxa de juros pode ser justificada em alguns países, em outros, o aperto monetário precisa continuar.

Isso é o que aponta o Fundo Monetário Internacional em seu informe "Perspectiva Econômica Regional", divulgado nesta quinta-feira (13). O FMI afirmou que os riscos de curto prazo estão "decididamente" maiores e avisou que uma piora na turbulência financeira na zona do euro poderia representar um "extremo" risco para a Ásia.   No entanto, o FMI previu que o PIB da região da Ásia-Pacífico deve crescer 6,3% este ano e 6,7% no próximo, em torno de 0,5 e 0,2 ponto porcentual a menos do que as previsões feitas em abril, respectivamente. "No geral, estamos vendo uma forte demanda doméstica e isso está, em grande medida, protegendo a Ásia das incertezas nas economias avançadas", disse Anoop Singh, diretor do departamento de Ásia e Pacífico do FMI.

Enquanto a China tem espaço para conceder mais estímulo fiscal, se necessário, isso deve ser feito através do consumo, em vez de investimento, para ajudar a reequilibrar as desigualdades que se acumularam, afirmou Singh. A alta alavancagem em derivativos cambiais também torna os investidores vulneráveis a uma perda de confiança, o que poderia interromper o financiamento dos fundos bancários.

Em seu relatório de outubro, o FMI observou ainda que, em uma grave recessão global, o crescimento do PIB da Ásia-Pacífico poderia cair de 1,5 a 4 pontos porcentuais em relação às taxas atuais.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições