FMI diz que recursos atuais atendem qualquer demanda

FMI diz que recursos atuais atendem qualquer demanda

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) são adequados para atender qualquer demanda, mesmo em meio às preocupações cada vez mais disseminadas com os bancos e as dívidas soberanas da Europa, de acordo com Caroline Atkinson, porta-voz do órgão. "Acreditamos possuir uma posição de liquidez suficiente para atender qualquer necessidade", afirmou.

O FMI está preparado para oferecer até 250 bilhões de euros para os países europeus como parte do pacote de resgate acertado com a União Europeia. No entanto, algumas autoridades defenderam recentemente que os recursos disponibilizados por meio desse pacote - 750 bilhões de euros ao todo - fossem dobrados, em meio a receios com a possibilidade de a crise fiscal, até agora restrita a nações com economias relativamente pequenas, se espalhar para Itália e Espanha.

Atkinson refutou essa ideia e destacou o pedido do diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, para que a Europa avance com o desenvolvimento de "um plano abrangente e integrado" para lidar com um potencial alastramento da crise. "Acreditamos que os próprios europeus estão comprometidos com isso e que essa situação é gerenciável", disse Atkinson.

Ela afirmou também que o FMI não está estudando um plano de emergência para Portugal e que os representantes do fundo estão no país em visita regular, referente à análise anual da economia portuguesa.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições