Francesa Lagarde é eleita nova diretora-gerente do FMI

Francesa Lagarde é eleita nova diretora-gerente do FMI

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

A ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, foi nomeada nesta terça-feira diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"É uma honra e uma alegria" ser designada diretora do FMI, disse Lagarde, em declarações reproduzidas pela agência de notícias France Presse.

Lagarde e o diretor do Banco Central do México, Agustín Carstens, eram os dois candidatos que pleiteavam a direção do FMI, depois da recente demissão do francês Dominique Strauss-Kahn, acusado pela justiça americana de agressão sexual contra uma camareira em Nova York.

A ministra era considerada há semanas como ampla favorita ao cargo, que é tradicionalmente ocupado por um europeu e ficou, na maior parte da história do Fundo, na mão de um francês (em troca do comando do Banco Mundial ficar na mão dos americanos).

A escolha não foi anunciado oficialmente, mas as agências de notícias já adiantam o resultado dos votos, que foram contabilizados há pouco em reunião do Conselho da Administração, principal órgão do FMI e formado por 24 membros. Ela deve deixar o cargo de ministra na França, para cumprir a agenda do Fundo.

O sistema de votação proporcional do FMI é determinado pelo número de cotas que cada país tem, o que, por sua vez, leva em conta principalmente o volume de recursos que o país coloca no Fundo.

Os Estados Unidos têm cerca de 17% dos votos. Os países europeus, incluindo os nórdicos, têm cerca de 40% a 47% do voto. Já países como Egito, Coreia do Sul, Rússia e nações africanas têm pouca representatividade.

Lagarde já tinha obtido mais cedo o apoio dos EUA, o principal membro do FMI e que, por si só, garantia em teoria a sua eleição. No mesmo dia, a francesa obteve o apoio da Rússia e do Brasil.

Segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), a escolha foi feita porque Lagarde se comprometeu a continuar as reformas do fundo, buscando aumentar a participação dos emergentes.

"Esperamos que esse compromisso seja cumprido, de dar continuidade a essas reformas, que não só nos colocaram em uma posição melhor", afirmou.

PERFIL

Advogada de formação e mãe de dois filhos, Lagarde, 55, começou a trabalhar em 1981 na delegação parisiense de Baker&McKenzie como advogada associada.

Em 1995, passou a atuar como membro do comitê executivo mundial e, quatro anos mais tarde, como presidente.

Em 2004, ganhou atenção à frente do comitê estratégico mundial. Ela abandonou o cargo um ano depois para entrar no governo do então presidente francês, Jacques Chirac, como vice-ministra de Comércio Exterior.

Após uma breve passagem como ministra de Agricultura e Pesca no início do mandato do presidente Nicolas Sarkozy, Lagarde estreou, em junho de 2007, como a primeira mulher ministra da Economia e Finanças de um Estado membro do Grupo dos Sete (G7, que reúne os países mais industrializados do mundo).

Seus defensores destacam sua longevidade no Ministério, no qual viu passar vários titulares.

Outros fatores positivos são seu perfeito domínio do inglês e seu trabalho na gestão da crise econômica e financeira iniciada em 2008.

Ela acumula ainda a façanha de ter ocupado em 2009 o 17º lugar na lista das mulheres mais poderosas do planeta elaborada pela revista "Forbes", o 5º na lista das executivas europeias realizada pelo "Wall Street Journal", e nesse mesmo ano, o título de melhor ministra de Finanças da UE concedido pelo "Financial Times".

Contra, há o suposto abuso de autoridade cometido na indenização ao empresário Bernard Tapie pela venda da Adidas em 1992, e sobre o qual a Justiça francesa decidirá no próximo dia 8 se abre contra ela uma investigação judicial.

A sombra dessa controvérsia se agravou depois que a procuradoria de Paris decidisse nesta quarta-feira a abertura de uma investigação preliminar sobre o papel de altos funcionários que fecharam a arbitragem propícia ao empresário, embora ela própria não esteja envolvida.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições