Frio prejudica produção de hortaliças em Divinópolis, MG

Frio prejudica produção de hortaliças em Divinópolis, MG

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:34

Na plantação da produtora rural Rosângela Tavares, o frio queimou as folhas mais altas do bananal, matou as mudas de quiabo, de feijão e as abóboras. Em plena época de colheita, o agricultor Hélio Tavares e a mulher tiveram que jogar mil pés de alface para os porcos e as galinhas.

Em Divinópolis, no centro-oeste de Minas Gerais , o cultivo de hortaliças é a principal fonte de renda de 450 famílias. Um engenheiro agrônomo da Emater visita as propriedades orientando os produtores sobre o que pode ser feito para diminuir os prejuízos.

As folhas queimadas precisam ser cortadas imediatamente, é preciso também plantar em locais altos e a cobertura de plástico ou de lona ajudam.

Se a geada cair, a melhor solução é irrigar. Quando as folhas são molhadas antes do solo esquentar, a camada de gelo derrete e não queima a planta. Para este procedimento é preciso ter atenção com a quantidade de água para os pés não ficarem encharcados, pois o excesso de umidade favorece o aparecimento de doenças.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições