MENU

Frutal 2011 reúne 280 produtores de flores e frutas em Fortaleza

Frutal 2011 reúne 280 produtores de flores e frutas em Fortaleza

Atualizado: Quinta-feira, 15 Setembro de 2011 as 9:27

Agricultores de várias regiões do país estão em Fortaleza, no Ceará , para conhecer as inovações no cultivo de frutas e flores apresentadas na 18ª edição da Frutal, a Semana Internacional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria. Em três dias de feira são esperadas 38 mil pessoas para visitar os estandes que mostram, por exemplo, 15 novas espécies de flores.

A expectativa é que a Frutal deste ano movimente aproximadamente R$ 30 milhões, valor 11% maior em relação ao ano passado.

Frutas selecionadas como melão, mamão e melancia, as mais requisitas para exportação, saíram de plantações de todo o Brasil para serem mostradas na feira.

Cerca de 280 produtores apresentam novidades como a clonagem de mudas, tecnologia que permite a multiplicação da produção de sementes de alta qualidade. O público também participa de oficinas que ensinam a preparar arranjos de flores.

“O evento representa uma grande promoção das nossas feiras, uma troca de tecnologia muito forte entre os produtores, proporcionando oportunidade de negócios. Mais de 220 especialistas de todo o país trazem novidades, então é um grande centro de inovação tecnológica, que fez com que o Ceará saísse do patamar de menos de 1% das plantações brasileiras para mais de 16% das exportações de frutas. Entre os cinco maiores exportadores do país, quatro são do Nordeste”, explica Euvaldo Bringel, presidente do Instituto Frutal.

A exposição termina na quinta-feira (15), com visitação entre 10hs e 21hs.          

veja também